O PRONATEC morreu? Entenda o que aconteceu com o programa

O Pronatec surgiu com diversas propostas sociais e a principal delas era referente a qualificação profissional dos candidatos que concorriam no mercado de trabalho. Entretanto, já faz algum tempo que não se ouve falar do programa e por essa razão, muitas pessoas estão se perguntando se o Pronatec chegou ao fim. Confira as informações a seguir e saiba de tudo:

Qual o objetivo do Pronatec?

A sigla Pronatec corresponde ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e foi um projeto criado para facilitar o acesso ao ensino técnico, que no começo da inciativa estava começando a ganhar mais espaço entre os estudantes.

Com o tempo, o curso técnico se tornou mais popular, oferecendo diversas vantagens em sua qualificação, como o custo benefício e a curta duração.

Sendo assim, o Pronatec começou a ser mais procurado, pois o programa oferecia bolsas de estudo com custo zero nas mais variadas áreas do mercado.

Além de disponibilizar cursos de qualidade e reconhecidos pelo Ministério da Educação, o programa visava ainda modificar o cenário do mercado de trabalho no país, que de acordo com as empresas, tinha pouca qualificação.

Mas será que você ainda pode utilizar essa opção?

O programa ainda está ativo?

Como você pôde verificar nos parágrafos anteriores, o Pronatec se tornou um programa muito importante por permitir a popularização do ensino privado.

Entretanto, foram identificados diversos problemas em relação ao programa e de acordo com o próprio Governo, o Pronatec representou um mau uso dos cofres públicos.

Por isso, o modelo atual que você conhece passou por uma reavaliação e estará voltando com uma atuação totalmente nova, prometendo ser mais funcional.

O novo programa se chama Novos Caminhos e irá manter os principais conceitos do Pronatec, levando em consideração a parceria com as instituições de ensino do Sistema S, como o SENAC e o SENAI.

Como posso me inscrever para os cursos técnicos?

Se você estava interessado em concorrer as bolsas do Pronatec, vale a pena mencionar que os Novos Caminhos já está sendo instalado e você poderá concorrer a sua vaga através do mesmo.

Assim como o Pronatec, o Novos Caminhos funcionará através de uma plataforma digital em que os estudantes podem se inscrever de forma prática e rápida.

Quando o edital para o processo de distribuição de bolsas for inaugurado, os estudantes deverão acessar o site oficial do portal e se inscrever para uma das muitas bolsas ofertadas.