É possível realizar o Cadastro Único pela internet? Veja aqui!

O Cadastro único é um recurso muito importante para o brasileiro. Nem todo mundo sabe, mas esse registro é responsável por produzir dados para o Governo e garantir assistência especial para as famílias inscritas.

Se você ainda não se inscreveu no Cadastro único, deve estar se perguntando se isso é possível através da internet. Confira as informações a seguir e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o programa:

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro único é um programa criado pelo Governo com o objetivo de registrar famílias brasileiras que se utilizam ou pretendem se utilizar de programas sociais.

Atualmente, o país conta com alguns programas e para a maioria deles, o registro no Cadastro Único é indispensável. É o caso de quem está esperando pelo calendário Bolsa Família 2020.

O programa possui alguns requisitos e a inscrição no Cadastro Único é um deles, por isso, quem está planejando se inscrever e garantir o auxílio financeiro disponível, deve procurar fazer o cadastro antes.

Além desse ponto, o Cadastro Único ou Cadúnico também promove dados sociais e econômicos para o Governo sobre determinadas regiões.

Quais os principais benefícios?

O Cadastro Único possui diversas vantagens e uma das mais conhecidas pelos brasileiros é a possibilidade de se inscrever para o Bolsa Família, o programa de transferência de renda dos brasileiros.

Um outro recurso bastante popular possibilitado por esse cadastro é a tarifa social para o uso da energia elétrica e água na residência. Os cidadãos inscritos passam a pagar o mínimo por essas contas.

Além desses benefícios, os brasileiros inscritos também têm direito a se inscrever no Minha Casa Minha Vida, um programa proporcionado pela Caixa Econômica Federal, que oferece condições facilitadas para que as famílias possam comprar uma casa.

É possível se inscrever pela internet?

Para quem está se perguntando se o cadastro pode ser feito pela internet, vale a pena mencionar que a facilidade fica disponível somente para algumas regiões.

Por isso, é necessário acessar o site oficial da prefeitura da sua cidade e conferir se há a possibilidade de se inscrever pela internet.

Se for possível, basta seguir as instruções do site para realizar o seu registro no Cadúnico. Os documentos pessoais de identificação são necessários nesse processo.

Caso o serviço não esteja disponível de forma online na usa cidade, é necessário ir com a sua documentação pessoalmente até uma unidade do CRAS para se cadastrar.