3 melhores cursos de gastronomia do Brasil

Atualmente há oferta de cursos de graduação em gastronomia por todo o Brasil. Apesar de a carreira gastronômica ter um ramo de atuação bastante diversificado, uma coisa é certa: quem trabalha com a comida pode conquistar o mundo através da arte dos sabores. Você acha que gastronomia tem a ver com você? Descubra abaixo um pouco mais sobre o curso e as instituições nas quais estudá-lo:

SENAC

Por todo país e com inscrições abertas, o Senac oferece cursos bem completos e direcionados a preparar os alunos para o mercado de trabalho. O processo de inscrições para o SENAC MG 2020, bem como para o resto do país, ocorre pelo site oficial da instituição todo ano. Nesse curso bem conceituado, os estudantes podem aprender bem mais que o simples manuseio e preparação de alimentos.

O profissional de gastronomia desenvolve a habilidade de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, podendo atuar nos diferentes setores dos serviços de alimentação.

A formação pode ser encontrada em diversos níveis, como o de bacharel e o de técnico. De acordo com o SENAC São Paulo 2020, já existe uma grande procura para essa segunda opção.

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

O consumo da experiência gastronômica atualmente está especialmente ligada ao setor de hotelaria e turismo, no entanto as possibilidades no mercado de trabalho para profissionais da área gastronomia são diversas. Vão desde chef ou auxiliar de cozinha, até consultoria para estabelecimentos.

Com 40 vagas disponibilizadas por entrada no Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU), o curso de gastronomia do IFCS é uma referência no país. O instituto possui diversos laboratórios e um sistema de certificações que são conquistadas ao longo da graduação.

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

O campo de atuação tem crescido bastante, principalmente no que diz respeito a negócios ligados à alta Gastronomia ou entregas em domicílio. O profissional da gastronomia faz muito além de apenas cozinhar, ele cuida da segurança alimentar, gestão de restaurantes, preservação do patrimônio cultural através do sabor, produção de alimentos em escala industrial, entre outras coisas.

Uma vantagem do setor alimentício é que, mesmo em tempos de crise econômica, o público se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa. Contando com parcerias incríveis e um projeto pedagógico que alia a prática à pesquisa e à extensão, o curso da Univali, em Balneário Camboriú, não fica para trás.

Para uma experiência completa, é importante que o curso tenha um bom laboratório culinário, como possuem os cursos citados acima.